Terrário mini jardim 4

20141206-04-terrario-minijardim

Fui na loja de miniaturas de madeira e me encantei com uma luminária de praça. Encontrei um banco que combinasse e fiquei à procura de uma ocasião e de um vaso que comportasse minha ideia. Após meses, recebi uma encomenda e a pessoa me forneceu o vaso – um vidro quadrado que me pareceu perfeito!

Lembrei-me das lições que aprendi  no uso de miniaturas (https://minijardins.wordpress.com/2014/11/13/mini-jardim-em-saladeira/) e projetei o minijardim com mais contraste e mais espaço para destacá-las.

Ficou um charme!

20141203-02-terrario-minijardim

Vaso: vidro quadrado

Base: areia verde clara + pedrisco bege + carvão + substrato

Plantas: 4 tipos de suculentas

Acabamento: areia verde clara + pedriscos branco e bege

Miniaturas: banco e luminária de praça (em madeira)

Anúncios

20 comentários sobre “Terrário mini jardim 4

  1. Olá! Parabéns pelo trabalho, seus mini jardins são lindos!
    Estou comprando os materiais para tentar fazer meu primeiro e tenho uma dúvida: usa algum tipo de manta ou proteção para que os pedriscos não invadam a areia quando monta a base?
    Grande abraço!

    • Oi, Dayana. Que bom que gostou. Se você colocar a areia por baixo primeiro, e apertá-la um pouco (não precisa muito – basta assentar a areia), os pedriscos que vão em cima não “invadirão” a areia. Mas se colocar os pedriscos por baixo e a areia logo em cima deles, daí a areia “invadirá” os pedriscos – neste caso precisará de manta; no primeiro caso, não. Em nenhum dos terrário que você vê nas fotos do meu blog usei manta. Espero ter ajudado. Divirta-se montando seu terrário!

      • Oi Ana! Muitoooo obrigada pela (rápida!!!) resposta. Me ajudou muito sim, desde que comecei a me interessar por terrários tinha esta dúvida. Fiquei tão animada quando vi seu comentário que montei ontem a noite mesmo… rsrs. Vou tirar umas fotos e te mando!
        Aguardamos seu próximo post. Suas criações são inspiradoras!
        Abraço!

    • Olá, Priscila. Comercializo sim. Mas não tenho como entregar o produto fora da minha cidade e região, devido a delicadeza das plantas, material e arte envolvidas. Não há como “postar” por transportadora e garantir a entrega em pleno estado de conservação. Combino com meus clientes de levar eu mesma na casa deles ou deles virem buscar. Atualmente resido em Sorocaba – SP.

  2. Ola! sou apaixonada por terrareos e mini jardins. Achei sua pagina e fiquei encantada!
    Tenho muita dificuldade em achar miniaturas para usar. Vc faz alguma, tipo: banquinhos de praça, pontes? fica a sugestao para nos mesmos aprendermos a fazer nossas miniaturas. Se vc puder ajudar, agradeço!
    Outra duvida: utilizei no meu primeiro terrareo, as pedras e depois o carvao….esta correta essa ordem?
    Obrigada, Andressa Russio.

    • Olá, Andressa. As vezes me arrisco a fazer uma miniatura ou outra, como cercas e tal. Mas confesso que acho bem mais fácil comprar prontas em lojas de artesanato. O carvão vai ficar no meio, entre as camadas de pedra, areia, terra… dependendo do que você colocar. Divirta-se!

    • Lamento. Não sou de Santa Catarina. Os vidros a gente tem que “garimpar” mesmo. Lojas tipo “garden center”, lojas de artesanato, de $1,99, até pet shops (dos grandes) ou lojas de aquarismo. As miniaturas (tanto de madeira como de cobre) dá para comprar pela internet. Boa sorte!

  3. Bom dia, estou pensando em fazer vários para presentear minhas afilhadas,mas nunca fiz rsrsrsrsrs, por gentileza,como começo?tens algum vídeo mostrando o passo a passo?
    Te agradeço

  4. Por favor, me socorre, para mim que sou novata nos mini jardins, estou confusa com a imagem, não consegui distinguir a areia verde.Ela vai em toda a volta do vidro, na primeira camada ou só na parte frontal?O carvão é o que se usa para fazer churrasco?
    Te agradeço se puder me ajudar.
    Se tiver um vídeo ou foto mostrando passo a passo, seria perfeito

    • Fique tranquila, Mara. Vamos lá: cada elemento (como a areia verde) forma toda uma camada do vaso (lados, meio, tudo!). Cada camada tem de um a dois dedos. No caso deste terrário, comecei forrando todo o fundo com a areia verde, depois fiz uma camada completa com pedrisco bege, e em seguida joguei um tanto de carvão picado mais pelo centro, já que não quero que ele apareça nas laterais do vidro (sim, pode ser o de churrasco! Eu prefiro trabalhar com o de aquário, que já vem picado em “quadradinhos”). Depois fiz a camada de substrato (essa camada é a mais larga, já que é onde plantamos as suculentas, e é do substrato que elas vão se nutrir). Por cima, distribuí os pedriscos e areia em pequenas áreas, apenas para decorar. Lembre-se, o primeiro terrário é muito mais uma experiência para curtir. No segundo é que a gente começa a pegar o jeito. O bom é que se algo der errado é só lavar o vidro e começar de novo ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s