Terrário mini jardim 2

20140801-02

Recebi uma encomenda para fazer um terrário em estilo mini jardim num vaso tipo aquário. Tive a ideia de começar com a areia colorida em camadas, para depois colocar os pedriscos e a terra, como de costume. Mais uma vez consegui usar algumas das minhas próprias mudinhas.

20140801-01

Vaso: vidro tipo aquário

Base: areia colorida amarela, verde clara, verde escura e branca + pedrisco bege + carvão + substrato

Plantas: 6 tipos de suculentas

Acabamento: pedriscos brancos, beges e verde claros + cascas de pinus

Anúncios

13 comentários sobre “Terrário mini jardim 2

    • Oi, Rayana. Fico feliz que gostou. O tamanho das camadas de areia e pedra podem variar conforme o tamanho do vaso e a arte que você quer fazer. Então vai do seu gosto e da harmonia da composição. Só é importante que a camada de pedra tenha no mínimo um dedo de largura para ajudar na drenagem porque as suculentas não apreciam excesso de água. A camada de substrato precisa ser maior já que vai sustentar as raízes das plantas, bem como ser a fonte de nutrientes delas. Às vezes “escondo” um pouco da camada de substrato “dentro” da camada de pedras ou de areia, apenas por uma questão estética. Espero que se divirta fazendo seu terrário!

    • Oi, Maria. Fico feliz que tenha gostado. O valor dos terrários varia, dependendo do tamanho e da qualidade do vaso, da quantidade e do tipo de plantas utilizadas, se foram usadas miniaturas ou não, por exemplo. Basicamente, depende do quanto gastei em materiais e plantas, acrescentando o tempo e o trabalho de criação e o de execução. Um terrário semelhante ao da foto em média varia entre R$50,00 e R$80,00 (valores referentes a a abril de 2015).

  1. Amei seus trabalhos. É necessário mesmo o carvão, seria carvão normal? E ele tem camada específica ou está misturado à terra? Parabéns pelos detalhes.

    • Oi, Cristina. O carvão ajuda a evitar mau cheiro no terrário. A umidade que permanece dentro do vaso tende a dar um cheirinho de umidade desagradável. Pode ser carvão normal esmigalhado (dizem que o carvão ativado é melhor, mas muita gente usa o comum). O carvão ativado é fácil de comprar em lojas de aquarismo e já vem “picadinho”. Eu coloco uma camadinha de carvão logo antes de colocar a terra (entre os pedriscos e a terra). As vezes misturo um pouco com os pedriscos não aparentes. Não misturo com a terra porque tenho a impressão que ele vai ficar compactado e não vai absorver o excesso de umidade e o cheiro como deveria (mas é só uma impressão, não tenho certeza). Experimente fazer do seu jeito e acompanhe o resultado. Daí compartilhe com a gente!

    • Olá, Silvana. A “boca” do vaso tem entre 15 e 20cm de diâmetro. Desculpe não poder ser precisa, mas esse vaso já não “mora” mais comigo… De altura ele também tem entre 15 e 20cm. Gosto de trabalhar com “aquários” deste tamanho porque não são pequenos demais para colocarmos as plantas dentro. Quanto menor a “boca” do vaso, mais difícil de trabalhar nele.

    • Olá, Fernanda. Faço sim. Mas não tenho como entregar o produto fora da minha cidade e região, devido a delicadeza das plantas, material e arte envolvidas. Não há como “postar” por transportadora e garantir a entrega em pleno estado de conservação. Combino com meus clientes de levar eu mesma na casa deles ou deles virem buscar. Atualmente resido em Sorocaba – SP.

  2. Olá, comecei hoje a comprar os materiais para fazer meu terrário, comprei várias cores de areias e apenas uma de pedra. Faltou o substrato e as suculentas, mas não comprei pq queria seguir um modelo e esse seu está um espetáculo. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s