Terrário 4

20140731-03

Lá fui eu tentar de novo trabalhar com a areia colorida. Como recebi uma encomenda, aproveitei que o vaso comportava a ideia e pus mãos à obra. Mesmo não sendo mais a primeira vez, sofri de novo na hora de colocar o pedrisco e a terra no centro do vaso, mantendo a arte com a areia colorida junto às paredes. Esse terrário tem outra novidade: usei minhas primeiras mudinhas, cultivadas por mim mesma, para ornamentá-lo \O/. Existem duas vantagens de criar as próprias mudas: 1) gastar menos comprando plantas; 2) ter mudas pequenas o suficiente para caber dentro de terrários menores, como esse. Ficou delicado e alegre – só elogios ;).

Base: areias branca, amarela, verde clara, verde escura e preta + pedrisco + carvão + substrato

Plantas: 5 tipos de suculentas

Acabamento: areia colorida e pedrisco branco

Anúncios

4 comentários sobre “Terrário 4

  1. Olá! São muito bonitos os seus terrários. Como faz para impedir que as areias finas coloridas acabem por se misturar, caso os terrarios sejam abanados por alguma criança mais irrequieta:)?

    • Oi, Ana. Ao montar o terrário, procure dar uma apertadinha em cada camada de cor de areia colorida. Eu uso uma colher que eu mesma entortei para fazer isso. Lembre-se que acima da areia colorida ainda irão os pedriscos, o substrato e as plantas que farão peso sobre a areia da base, ajudando também a manter tudo no lugar. Sinceramente, caso uma criança mexa no vaso, é bem mais fácil os acabamentos de cima ficarem chacoalhados que a areia colorida debaixo. Se você já prevê que uma criança possa ficar mexendo em seu terrário, acho que pode fazer a parte das areias coloridas sem medo, mas deve finalizar com um acabamento único – por exemplo: apenas pedrinhas brancas, ou só pedriscos beges – porque estes sim vão sair do lugar.

      • Obrigada pelos concelhos!
        Pois é, comecei fazendo uns tentando fazer uns cenarios meio praia, meio mar, ou seja, na camada de cima metade era areia fina azul e metade era areia fina beje. Mas parece tudo tão fragil que qualquer abanão ou mesmo no transporte pode misturar tudo!:) mas se calhar é mesmo assim! Se tiver mais alguma dica …;)
        Boa sorte com os seus projetos e um abraço deste lado do atlantico, de Portugal!:)

      • Se for deixar a areia colorida por cima, sem o peso do substrato e das plantas, experimente derramar uma boa camada de cola branca dissolvida com um pouco de água por cima de toda a areia colorida que estiver em cima. Despeje a cola e não mexa, apenas deixe secar. Depois de seca a cola branca fica transparente e vai fixar a cena que você imaginou. A areia vai ficar colada, é claro, mas deve sobreviver aos abanos das crianças e do transporte. Faça um teste e depois compartilhe se deu certo :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s