Montando seu terrário (passo a passo)

Com todos os materiais em mãos (leia “Materiais para fazer um terrário”), inicie a montagem do terrário seguindo os passos a seguir:

terrário 3 teste

Imagem: http://blog.provectumimoveis.com.br/

1o) Forre o fundo do vaso com pedras ou pedriscos – eles são importantes para ajudar na drenagem da água, especialmente em vasos de plantas que gostam de luminosidade e menos umidade.

2o) Em cima dos pedriscos, coloque uma pequena camada de carvão – ele ajuda a manter o vaso sem aquele cheirinho desagradável de excesso de umidade, e colabora na manutenção das plantas.

3o) Coloque uma camada de dois a três dedos de substrato ou terra com boa drenagem.

4o) Comece a colocar as plantas, da menor para a maior (se você colocar a maior primeiro, ela ocupará um grande espaço e ficará mais difícil inserir as demais – além da sua mão! Já caí nessa – rsrs). Se necessário, utilize o palito para afastar a terra onde vai colocar a planta – ele costuma ajudar bastante!

04-passo-a-passo-aprenda-a-fazer-um-terrario

Imagem: http://casa.abril.com.br/

5o) Ao colocar uma planta, acrescente um pouco mais de terra ao redor com a ajuda da colher ou da pazinha, e faça um pouco de pressão, a fim de firmar a planta na terra.

6o) Não entre em pânico! Vai cair terra em cima das plantas, vão cair folhas, pode ser até que você danifique uma plantinha mais frágil e não consiga aproveitá-la. Tudo bem, faz parte e tem conserto (veja o 7o passo). E não desista de colocar a última plantinha, que é a mais difícil (afinal, quase todo o espaço já foi tomado).

7o) Com uma pinça, retire as folhas caídas e outros fragmentos que não agradem. Utilize o pincel de cerdas macias para limpar as folhas sujas de terra – seja suave para não danificar as plantas.

8o) Se seu terrário é composto de plantas que gostam de pouca umidade (como as suculentas) use um conta-gotas, seringa, pote de catchup/mostarda ou outro que tenha bico fino para regar suavemente as plantas, procurando evitar que a água caia nas folhas. Caso tenha montado seu terrário com plantas que apreciam umidade e rega direta (como musgos e samambaias) utilize um borrifador.

9o) Finalize com os elementos de acabamento que você escolheu, como pedriscos de cores variadas, musgo seco, casca de pinus, madeira rústica, etc.

IMG_0557

Imagem: http://www.pleasenotepaper.com/
Anúncios

15 comentários sobre “Montando seu terrário (passo a passo)

  1. Bom dia!
    Amei as super dicas e orientações!
    Estou pesquisando sobre terrários, pois vou produzir o primeiro, e aqui encontrei informações maravilhosas!
    Obrigada!!! :D

  2. Gostei das tuas dicas mas gostaria de saber se posso colocar as suculentas com os vizinhos dentro dos terrarios e usar areia colorida para finalizar e regar com conta gotas somente os vizinhos tipo eliminar cascalhos carvão etc.

    • Oi, Alessandro. Não sei se entendi direito sua dúvida, mas vou tentar responder. Se não for o que você está precisando, é só perguntar de novo, ok? Para um mesmo terrário, todas as plantas precisam ter as mesmas necessidades de luminosidade e umidade. Se você misturar suculentas (que precisam de sol e pouca água) com plantas que gostam de sombra e muita água, um dos dois grupos vai acabar padecendo. Mesmo que você regue com mais frequência e com conta gotas apenas as plantas que gostam de mais água, a umidade vai se espalhar pelo solo e pelo ar do interior do terrário, prejudicando as suculentas (que acabarão morrendo). Para o terrário de suculentas é necessário o cascalho (ou pedrisco) e o carvão para garantir a boa drenagem da água e evitar que o excesso de umidade mate as plantas. No caso de um terrário com plantas que gostam de bastante água (como musgos, samambaias e plantas semiaquáticas), você pode tentar eliminá-los. Espero ter ajudado. Ana Lídia.

  3. Olá! Passando para agradecer a divulgação de tantas informações. Tem tanta coisa na internet, que as vezes ficamos é confusos, muito mais fácil ter achado tudo num lugar só. No passo a passo da montagem só não entrei em pânico na colocação das plantas pq vc avisou previamente. Adicionado nos favoritos. Obrigada!

    • Oi, Erika. Que bom que gostou. Na verdade, boa parte do que está aqui é resultado de horas e horas de pesquisa, que organizei e coloquei no blog pra eu mesma ter um “arquivo” que pudesse consultar e tirar dúvidas dos amigos (e clientes), quando necessário. É muito bom saber que outras pessoas estão aproveitando também. Ah! E não entre em pânico MESMO! Às vezes, minhas mãos ainda tremem e lutam pra fazer a plantinha encaixar do jeito que quero, sem danificá-la; ou para fazer as pedrinhas pararem no lugar certo. Faz parte da “aventura” passar pelo sufoco rsrs.

    • Oi, Jéssica. O substrato é uma mistura pronta comprada em lojas de jardinagem. Ele já vem preparado com as quantidades certas para o plantio de diversas plantas, como as suculentas. A mistura que eles preparam já possui boa drenagem, por isso compro o substrato pronto. Nem toda terra possui boa drenagem, então se você for preparar sua própria terra para o plantio de suculentas, vai precisar fazer uma mistura que resulte numa terra que não fique muito compactada e que drene bem a água.

    • Olá, Maria. Pode terminar com areia colorida sim. Só tome cuidado na hora de regar para colocar bem pouquinha água de cada vez. Se colocar muito, a areia vai “escorrer” e mudar de lugar. Use conta gotas ou, ainda melhor, seria usar um borrifador.

  4. Onde moro tenho dificuldade de encontrar diferentes suculentas e acho caras para comercializar os terrários. o que me orientas? onde compro as decorações para terrários?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s