Para escolher quais plantas utilizar, leve em consideração alguns critérios:

- O local onde pretende colocar o terrário – se é um local que recebe luz direta, luz indireta ou nenhuma luz.
- A umidade do local onde ficará o terrário – se o local possui menos ou mais umidade (como um banheiro, por exemplo).
- As características das plantas – pesquise primeiro, antes de comprar as plantas, para se certificar que todas possuem necessidades semelhantes de rega, luminosidade e umidade.
- O tamanho das plantas – como a maioria dos terrários costuma ser feita em vasos pequenos e de espaço limitado, prefira plantas miúdas e que não crescerão muito (ou que vão demorar para crescer) – assim, seu terrário vai durar bem mais tempo sem precisar de podas ou da reorganização das plantas.
Dicas:
1a) Locais com luz direta ou indireta e calor (próximo a janelas, por exemplo) – experimente usar plantas suculentas oriundas de locais quentes. Há grande variedade de formatos, incluindo cactos e algumas com o formato de flores. Como há diversas opções, fica fácil compor um conjunto com várias suculentas diferentes de necessidades semelhantes de rega, umidade e luminosidade. Adquira-as bem pequenas, em forma de mudas – costumam ser baratas e são bem resistentes. São as que mais utilizo!
2a) Locais com muita umidade e pouca luz (banheiros e corredores, por exemplo) – prefira utilizar musgos e plantas possíveis de cultivar por hidroponia. Há musgos muito bonitos e resistentes, que crescem facilmente sobre diversas superfícies, tomando a forma delas. Experimente compor seu terrário com pedras ou madeiras rústicas e, pouco a pouco, verá os musgos tomando a forma delas.
3a) Procure plantas de tons e texturas diferentes. Se todas as suas plantas tiverem o mesmo tom de verde, por exemplo, seu terrário ficará monótono. Procure variar as cores e os formatos das folhas, mantendo a harmonia do conjunto.
consegui o q faltava no momento, e fantastico amo a natureza!!!!!!!!!!!!